Thursday, November 25, 2010

O Google Wave não morreu

Fundação Apache usa o código do projeto, que pretendia revolucionar a Internet, para desenvolver novos produtos.

Os rumores sobre a morte do Google Wave podem ter sido exagerados. A gigante das buscas, de fato,desistiu do projeto, mas o conceito ainda vive, teve seu código aberto, e está nas mãos da Fundação Apache.
A ambição do Wave não era nada modesta: revolucionar a Internet. Queria unificar diversas plataformas – mensagens instantâneas, e-mail, compartilhamento de arquivos, atualização de status – em uma só. No entanto, a Google não conseguiu explicar aos usuários o significado disso tudo, ou como deveriam usar a ferramenta. Por fim, o que eraentusiasmo virou apatia, e o principal patrocinador abandonou o novo universo que tentara criar.
Isso, no entanto, não destruiu a proposta. O código do Wave pode ser baixado e utilizado em outros projetos, e é justamente isso que a Fundação está fazendo. Ela quer transformar o seu Apache em uma plataforma colaborativa:
“Wave in a Box (Wave na Caixa) é o nome do produto que estamos desenvolvendo, que é um servidor que hospeda “ondas”, suporta uma série de APIs e ainda oferece um rico cliente Web” (...) além de permitir a criação de “sistemas colaborativos”, diz o texto descritivo da empresa.
Também há uma explicação do porquê manter o projeto vivo:
“O Wave mostrou potencial quando hospedado pela Google e usado por um pequeno número de usuários. Por mais que ele não continue em suas mãos, há muitas companhias interessadas em usar a tecnologia para o desenvolvimento de novos produtos”.
Como parceiras, a Apache cita a Novell, a SAP, empresas vinculadas à Marinha americana, startups e diversos profissionais independentes.
(Tony Bradley)
Fonte: idgnow

No comments:

Post a Comment