Thursday, November 25, 2010

Bússola Sebrae – Quer abrir um novo negócio?

Que tipo de negócio você pretende abrir? Em que lugar? Para qual público? Com base nessas informações, a Bússola Sebrae responde se a empresa tem ou não chances de prosperar.

A maioria dos brasileiros, desempregados ou não, tem um sonho: abrir o próprio negócio. Mas como saber se vai dar certo? O Sebrae criou uma espécie de bússola para indicar caminhos.

 Por enquanto, é só uma espiada no futuro concorrente. Formada há cinco anos em educação física, Patrícia Campos quer dar um passou ousado na carreira: abrir a própria academia.

“Hoje em dia, do jeito que o mercado está e do jeito que o mundo está, o tiro pode sair pela culatra. Essa é justamente a proposta: será que investindo eu vou conseguir ter lucro?”, questiona Patrícia Campos.

A preocupação de Patrícia tem fundamento. No Brasil, de cada dez empresas abertas duas fecham as portas antes de completar dois anos. A falta de planejamento é uma das principais razões para o fracasso.

“Para você ter uma empresa, existem vários fatores que precisam ser considerados”, afirma a gerente de atendimento do Sebrae em Minas Gerais, Mara Veith.

Que tipo de negócio você pretende abrir? Em que lugar? Para qual público? Com base nessas informações, a Bússola Sebrae responde se a empresa tem ou não chances de prosperar.

As fontes de dados são instituições como IBGE, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Ministério do Trabalho. O novo sistema do Sebrae já está disponível em mais de mil cidades brasileiras. A consulta é de graça.

“Ele é, na verdade, um software de geoprocessamento em que o empreendedor vem ao encontro do Sebrae. Esse conjunto de dados que o software tem na bússola faz a análise a partir das informações que ele nos dá. Então, nós podemos informar para ele se seria mais viável ou não abrir um empreendimento naquele local”, explica a gerente do Sebrae em Minas, Mara Veith.

A psicóloga Sandra Gazire aproveitou o serviço para escolher o local e o ramo de atividade. A região é cheia de clínicas de saúde. A loja vai vender produtos naturais e dietéticos. Quem circula pelo local tem boa renda. É garantia de faturamento, já que o concorrente mais próximo está longe, a uns três quilômetros de distância.

“É esse o foco que eu acho que a Bússola ajuda no momento em que você tem o planejamento do seu negócio, seu foco e uma orientação para alcançar seus resultados”, disse a psicóloga

Fonte: mundosebrae

No comments:

Post a Comment