Tuesday, November 23, 2010

Conheça novos tipos de redes colaborativas na internet

O interessante dessa matéria é a idéia da Fairplace. Essa é uma empresa que faz intermediação de empréstimos. A pessoa que tem necessidade de um empréstimo para fazer alguma coisa, realiza um cadastro simples no sistema e explica sua necessidade, e quanto pode pagar de juros por mês. Além de informar em quanto tempo pretende pagar o empréstimo. A empresa faz uma verificação das condições do interessado no empréstimo, e apresenta o pedido dele aos investidores cadastrados no sistema. A partir daí acontece um leilão do pedido de empréstimo e ganha os investidores que apresentarem propostas com as menores taxas de juros. No final, ganha o cliente (que necessita do dinheiro) e ganha o investidor (que empresta o dinheiro). As taxas de qualquer empréstimo são mais vantajosas e atrativas do que as oferecidas pelos bancos convencionais.(Embora esse sistema já exista na Europa e EUA, a primeira empresa da Ámerica Latina é a Fairplace) 

Uma pessoa sentada sozinha já foi chamada de solitária. Mas hoje, com a internet, essa mesma pessoa pode estar em contato com centenas de amigos em diversas partes do mundo. Há muito navegamos nas redes sociais para bater papo, trocar foto e até namorar. No programa, veja que rede é essa que produz uma verdadeira teia e onde cada um pode fazer uma grande diferença mesmo com uma pequena participação.


A repórter Renata Ribeiro descobriu que esse espírito de troca também pode render dividendos. Conheça uma rede social onde, além de fazer amizades, você pode arrumar um dinheirinho para reformar a casa.

Já o repórter Rafael Coimbra foi conhecer o projeto colaborativo de quem quer fazer muito, com pouco esforço. A ideia é usar o tempo ocioso dos computadores fazendo com que eles trabalhem decifrando terabytes de equações científicas que salvam vidas. É um outro tipo de web colaborativa, a serviço de todos.



Fonte: Globo News (Ciência e Tecnologia)

No comments:

Post a Comment