Sunday, November 21, 2010

Carlos Junior acaba de lançar o ''Só agora', primeiro site de compras coletivas voltado para Classe C/Foto: Simone Marinho - O Globo

Empresários investem em segmentos de negócios para a classe C


RIO - Para acompanhar as expectativas de consumo dos cerca de 30 milhões de brasileiros que ascenderam à classe C entre 2003 e 2009, pequenos e médios empresários têm investido em serviços inovadores - e antes inacessíveis ao grupo - a preços para lá de convidativos, que não pesam no bolso. Além do potencial de atração de novos clientes, o resultado dessa combinação tem rendido aumentos expressivos às vendas e necessidades de expansão das operações, como mostra matéria de Paula Dias, publicada neste domingo no Boa Chance.
Formado em análise de sistemas pela PUC-Rio, Carlos Junior, de 34 anos, faz parte do time de empresários que aproveitaram a onda para empreender. Diretor da agência de marketing digital Clicksoft, ele acaba de lançar o Só agora, primeiro site de compras coletivas voltado para quem não tem muito para gastar. Em apenas duas semanas e meia no ar, o projeto - que oferece descontos que variam de 50% a 80% - já conta com mais de dois mil usuários cadastrados.
O conceito é o mesmo dos outros sites de compras coletivas, com a diferença de que o Só agora apresenta, diariamente, mais de uma oferta por região. Enquanto uma é voltada para Barra e Zona Sul, a outra é direcionada à Baixada.
- O site foi criado para atender não só ao público da Barra e da Zona Sul, mas principalmente da Baixada. Quem mora na região tem grande potencial de consumo, mas poucas opções de ofertas. O site chega para suprir essa demanda - diz Junior, que tem MBA em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Empresário Mário Vilas Boas, dono das academias Upgrade, em Botafogo, e Tônus, em Rocha Miranda/Foto: Simone Marinho - O Globo
De olho nesse mercado desde os anos 80, o empreendedor Mário Vilas Bôas aproveitou o que aprendeu na faculdade de educação física para abrir quatro academias para a classe C, sendo três na Zona Norte e uma na Zona Sul. Para se ter uma noção do quanto a ideia deu certo, a Tônus, em Rocha Miranda, onde a mensalidade gira em torno de R$ 45, apresenta crescimento mais expressivo do que a Upgrade, em Botafogo, onde o valor é R$ 116. A explicação está no baixo custo da montagem e das operações.
- Pago R$ 13 mil de aluguel em Botafogo, mais R$ 6 mil de condomínio. Já em Rocha Miranda, condomínio e IPTU somam R$ 3.700. Meu lucro acaba sendo maior onde os alunos pagam menos - ressalta Vilas Bôas.
Direcionada a jovens de 15 a 25 anos, a rede Microlins, de ensino profissionalizante e informática, estima que 70% dos 200 mil alunos que têm hoje em suas 700 unidades pertencem à classe C. A empresa, criada em 91, investe forte no segmento oferecendo 40 cursos com duração que varia de seis a oito meses, com mensalidade média de R$ 100.
- Nossos serviços são voltados para quem não têm condições de pagar universidade particular ou entrar na pública - explica o diretor de Operações Guilherme Maynardi, acentuando que a Microlins começou investindo em informática e, após oito anos, ampliou o portfólio com cursos administrativos e de idiomas. - Foi quando passamos a atrair esse público, interessado em conseguir um emprego rapidamente.
Leia a matéria na íntegra no Globo Digital (versão exclusiva para assinantes).
Fonte: O Globo

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