Saturday, December 25, 2010

O problema do Yahoo

Por Alexandre Fugita via TecTudo

Yahoo 404
O Yahoo está em crise… faz tempo. Muito tempo, aliás. Nem me lembro desde quando, tanto tempo que faz. O grande problema do Yahoo é sua falta de foco. Nas minhas primeiras aventuras pela web até usava o Yahoo como mecanismo de busca. Era um dos poucos serviços disponíveis na época com alcance e qualidade.
Mas a esta altura do campeonato cadê a busca do Yahoo? Certamente perdido no meio de uma página com um monte de outras coisas. A falta de foco pode ser percebida exatamente na home do Yahoo: um portal de notícias? Um buscador? Um serviço de email gratuito? Difícil definir com exatidão.
O último grito nesta crise crônica da empresa do logotipo roxo aconteceu na semana passada, com a notícia do possível fechamento do Delicious,  logo desmentida pelo Yahoo. O Delicious é um serviço de bookmarking social, ou seja, pessoas salvam links de coisas interessantes e compartilham com o mundo. Algo como o Twitter, mas sem as mensagens de 140 caracteres e seu efeito meme. E não é um serviço pequeno, desconhecido, cujo fechamento passaria despercebido.
Fiquei um tanto preocupado com a notícia, mas a catástrofe estava feita. Tenho mais de 3 mil links guardados no Delicious nos últimos 5 anos. Uso esta base de dados frequentemente para consultas, tanto nos momentos que preciso relembrar fatos nos seus detalhes e quando escrevo textos. Imediatamente minha reação foi fazer um backup na minha máquina dos meus bookmarks por lá, algo impensável para alguém que armazena tudo na nuvem.
O problema não é de agora. No longínquo ano de 2006, um memorando interno do Yahoo que ficou conhecido como “Peanut Butter Manifesto“, já falava dos problemas internos de gestão do Y! e algumas possíveis soluções. De lá pra cá o Yahoo enfrentou duas trocas de CEO e a atual chefe Carol Bartz não está nos seus melhores dias.
Mais recentemente, em 2009, o Yahoo abandonou a busca, terceirizando o serviço para o Bing da Microsoft. Sem a busca, serviço que foi o grande impulsionador do seu surgimento nos porões da Universidade de Stanford, pode-se dizer que ficou difícil entender qual é o principal serviço oferecido por eles. Provavelmente é o e-mail, já que o Yahoo Mail continua como um dos maiores serviços de e-mail do mundo. Mas tenho minhas dúvidas.
De volta à semana passada, a história do Delicious fez várias luzes vermelhas acenderem na cabeça dos usuários de outros serviços do Yahoo. O Flickr, por exemplo. Será que um dia, do nada, o Yahoo vai resolver acabar com o armazenamento das fotos? Ou o próprio Yahoo Mail… Até quando ele fica no ar? Não seria melhor migrar imediatamente desses serviços para outros?
Hoje, além dos três serviços citados, uso o Yahoo Pipes. O Pipes é um grande desconhecido da grande maioria das pessoas, mas é extremamente útil quando quero brincar de juntar e filtrar feeds RSS de fontes diferentes. Se ele se for, só eu e mais meia dúzia notarão, o que não deve causar nenhum tipo de comoção na internet. Mas um Flickr ou um Yahoo Mail abalariam para sempre muitos usuários da grande rede.
Acompanhando as trocas de informações entre ex-funcionários do Yahoo no Quora, é possível perceber que todos aqueles problemas apontados em 2006 continuam ainda nos dias de hoje. O debate no Quora trata exatamente dos fatores que fizeram boa parte das aquisições do Yahoo entrarem em declínio.
Geralmente as startups adquiridas pelo Yahoo acabam sofrendo com a burocracia interna da gigante de Sunnyvale e não conseguem ou tem muita dificuldade em emplacar mudanças e inovações. Isso me lembra da matéria publicada na Wired sobre A nova Nova Economia: mais startups, menos gigantes e oportunidades infinitas, que retrata exatamente essa lentidão das grandes empresas frente às inovadoras startups.
Espertas são as empresas como o Facebook que não quis saber de ser vendido para nenhuma gigante. E também o Twitter, que andou recusando bilhões de dólares em troca de um novo dono. Ou ainda o Groupon, que também disse não aos que o cortejavam. Continuam independentes, com aquele espírito empreendedor e cheias de novidades o tempo todo. E talvez seja este o grande problema do Yahoo: ser um gigante engessado e ter engessado os pequenos.
Crédito da foto: Flickr.

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