Thursday, December 9, 2010

2009: Retrospectiva do Empreendedor

2009 foi um ano marcante para o empreendedor brasileiro – foi um ano de grande amadurecimento da cultura empreendedora e da infra-estrutura empreendedora. Por isso resolvi fechar o ano com esse post para identificar os maiores acontecimentos do ano e o impacto que tiveram. Para isso decidi fazer uma pequena enquete com 12 grandes participantes do mundo empreendedor brasileiros e tirei algumas conclusões com base nas respostas. Esse post é o primeiro de dois – no próximo post vamos analisar quais as tendencias que definirão a inovação em 2010 e apresentar algumas empresas inovadoras para as quais devemos ficar de olho em 2010.
Identificamos 3 fatores principais no sucesso de 2009: (1) A venda do Buscapé, (2) aumento da disponibilidade de recursos de conhecimento e financeiros, e (3) a percepção internacional favorável ao Brasil e nossa economia. Esses 3 fatores resultaram no crescimento da cultura empreendedora, da definição de um modelo de sucesso para novos empreendimentos, e do incremento da disponibilidade de capital para inversões por investidores sofisticados.
Buscapé vendido para a NaspersA venda do Buscapé para a Naspers por $342 milhões de dolares foi disparado o maior evento de 2009. Todos os participantes o destacaram como o evento mais marcante de 2009, por diversas razões. O sucesso financeirofoi citado por ambos investidores (Eric Acher da Monashees e Simon Olson da FIR Capital) e empreendedores (Marcos Tanaka da boo-box e Gustavo Caetano daSamba Tech). A venda de uma grande empresa brasileira de internet (a 27ª maior do ano mundialmente – de acordo com a TechCrunch), não só deverá ajudar a incentivar um crescimento do capital de risco para empreendimentos de internet mas também deverá mostrar a empreendedores “que um grupo de estudantes recém formados pode construir em 10 anos uma grande empresa”, como disse Eric Acher. Eu também concordo que a Buscapé ajudou a definir o modelo de um empreendimento bem sucedido – uma empresa criada por empreendedores com fundação tecnológica, jovens que se mostraram capazes de fazer a empresa crescer na base da raça e da humildade, e com investimento de capital de risco de investidores pacientes. 
2009 também foi também o ano em que “recursos de conhecimento” como fontes de informação (StartupiRead Write Web Brasil) e eventos (CampusParty,ResultsON) se uniram a recursos de apoio do governo (muitas vezes em parceria com o setor privado – PRIME da FINEP e Criatec + BNDES) para criar uma infra-estrutura de suporte a empreendedores. Esses veículos ajudaram a “democratizar a informação para os empreendedores digitais,” como disse Diego Gomes da Read Write Web Brasil, e formar a base de uma nova cultura empreendedora. Essa cultura estimula novos empreendedores a largarem seus empregos seguros e correrem atrás dos seus sonhos, e os equipa com a informação, conhecimento, e o financiamento necessarios para criar grandes empresas inovadoras. Diego Remus da Startupi destacou a Semana Global do Empreendedorismo como “botando o empreendedorismo em pauta” e Juliano Spyernos lembrou de como a Campus Party gerou uma grande transferência de conhecimento (por exemplo o seu livro, criado lá) e onde a cultura de “bootstrapping” gerou o migre.me.
brasil na revista the economistSe o crescimento da cultura empreendedora alicerçou a base para o futuro, a venda do Buscapé foi o catalizador que finalmente validou esse novo modelo em que muitos acreditamos por anos e lançou uma nova era de empreendedorismo no Brasil da forma que o IPO da Netscape lançou a web 1.0 nos EUA. Tudo isso foi possivel devido a uma situação economica favorável no Brasil – uma “crise mais branda” como disse o Millor Machado (Empreendemia) e a “eleição do Brasil como queridinho mundial,” destacada pelo Gustavo Junqueira(Criatec e Inseed Investimentos) que nos lembrou da seleção do Brasil como sede futura da Copa e das Olimpíadas no Rio.
O que achei bastante interessante nas entrevistas que fiz, foi como a perspectiva dos entrevistados foi bastante consistente entre os empreendedores, investidores, e comentaristas que entrevistei. A ênfase na importância da cultura empreendedora foi um pouco mais forte com os comentaristas, mas não esquecida pelos outros. Os empreendedores foram os que mais ressaltaram o crescimento de capital de investimento, enquanto os investidores viram sucessos financeiros mais em termos dos modelos de sucesso que ajudaram a definir e ao aval que deu à cultura empreendedora nacional.
Sendo um grande fã de visualizações de informação, criei o seguinte grafico para ilustrar os resultados da nossa pesquisa. Os circulos verdes são os fatores que criaram as mudanças enquanto os quadrados amarelos significam os efeitos que tiveram cada círculo. O tamanho de cada item significa sua importância, determinada pelo numero de vezes que foi citado pelos entrevistados. A largura das linhas os conectando e a proximidade entre os itens indica a força entre cada causa e seus efeitos.
2009 retrospectiva do empreendedorAgradeço a todos que participaram dessa enquete – Eric Acher (Monashees), Gustavo Caetano (Samba Tech), Amit Garg (ex-Google), Diego Gomes (Read Write Web Brasil), Gustavo Junqueira (CriatecInseed), Millor Machado (Empreendemia),Simon Olson (FIR Capital), Diego Remus (Startupi), Eduardo Rocha (O Curioso),Eric Santos (Manual da StartupPraesto), Juliano Spyer (Não Zero), e Marcos Tanaka (boo-box).

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