Saturday, December 25, 2010

Brasil está na mira dos grandes investimentos do Google

Por Renê Fraga via TecTudo
O Google está em ebulição na América Latina. A versão verde e amarela da gigante de Mountain View, a principal operação da região, demonstra estar cada dia mais preparada para enfrentar os concorrentes e impulsionar a empresa junto ao crescente mercado brasileiro.
Uma prova deste verdadeiro “PAC” – brincando com o plano de desenvolvimento do governo brasileiro – esteve nas palavras de Alexandre Hohagen, Presidente do Google para a América Latina, ao revelar um crescimento de 85% do Google Brasil neste ano, uma performance muito elogiada pelos principais CEOs da companhia, mais especificamente por Eric Schmidt.
“Se você perguntar para a diretoria executiva, qual a operação atual mais importante para o Google, com certeza eles dirão que é a América Latina. Não tenho a menor dúvida”, disse Hohagen, durante um Happy Hour no escritório de São Paulo, que contou com a presença dos principais veículos da imprensa e da internet.
Similar aos números do Google Brasil, o crescimento do Google na América Latina chegou a aproximadamente 80%, um número também surpreendente, e que destaca a rápida recuperação da empresa após sofrer com os efeitos diretos da recessão americana.
Escritório do Google em São Paulo. Foto: Revista Época
Para continuar avançando com todo este sucesso, o Google Brasil anuncia que vai expandir seu quadro de colaboradores em 2011. Atualmente, para conseguir absorver novos funcionários, os escritórios de SP e BH estão perdendo seus espaços de lazer para dar vazão às novas mesas, metas, e longos dias de trabalho.
Fontes ouvidas por esta coluna confirmam a situação. “A cada dia, tem sido mais raro ver os funcionários com tempo de lazer. Muitos estão sobrecarregados. Com todo esse esforço, as metas estão sendo atingidas em todas as áreas”, menciona nossa fonte, que pediu para não ser identificada.
Outra expansão nos investimentos também deve atingir a América Latina. O Google estuda abrir um escritório no Panamá para cuidar da América Central, e outro em Porto Rio, para a região do Caribe”, disse Hohagen.
O executivo evitou dar detalhes, mas o Google planeja um investimento de grande porte, potencialmente no Brasil. Com a demanda cada vez maior, gerada a partir do crescimento dos produtos de computação em nuvem, a necessidade de um Data Center na América Latina tem sido cada vez mais discutida como uma válvula importante para abastecer o tráfego do país de forma garantida e escalonada.
“É impossível um país como o nosso, com o nosso tráfego web, não ter algum tipo de infraestrutura, principalmente quando se pensa em nuvem”, disse Hohagen, ao ser questionado sobre como a empresa espera oferecer disponibilizar produtos ao mercado corporativo, e oferecer qualidade no acesso aos dados.
Os investimentos não param por aí. A empresa também promete expandir sua presença no entretenimento online. Um dos primeiros eventos, o YouTube Live Sertanejo, obteve mais de 5 milhões de views, e contou com o patrocínio da Skol.
Para aproveitar melhor a presença do público, e oferecer interatividade junto aos artistas, a iniciativa agora será expandida também ao Orkut. O início à esta nova fase já foi anunciado pelo Google: será a transmissão de uma entrevista interativa no próprio orkut com a cantora Ivete Sangalo, diretamente do Madison Square Garden, em Nova Iorque.
Outra presença forte do Google no Brasil é o Android. Embora as fabricantes sejam apontadas como um grande problema (atraso na entrega de atualizações), a plataforma tem obtido uma grande aceitação pelo público, resultando em grandes vendas como ocorreu com o Samsung Galaxy S.
Em resposta à atratividade dos consumidores brasileiros, o Google Brasil adiantou, no último mês de outubro, a implemetação das funcionalidades de busca por voz e navegação em mapas por GPS. A novidade agora fica por conta da possível chegada do Google Nexus S no primeiro trimestre de 2011.
Investimentos, aliados algumas vezes a aquisições, ajudam na manutenção da inovação que as empresas precisam obter junto ao mercado, principalmente aquelas que trabalham em segmentos onde as novidades estão diretamente conectadas a fatores de mudanças comportamentais e culturais.
Da mesma forma que o Facebook e o Twitter, o Google é hoje uma empresa que precisa manter sua presença valorizada e em constante atualização. Para isto, seus negócios devem ter, como foco, a busca de experiências que habilitem seu público a conhecer novas percepções.
Na internet, há um ditado profissional que diz: “que quem deixa de inovar, anuncia prematuramente seu próprio fim”. A equipe do Google, porém, especialmente na América Latina, tem trabalhado para implantar os projetos de formas diferentes dos outros escritórios e tem frequentemente recebido elogios da alta cúpula.
Com certeza 2011 chegará com tudo. E, se depender do Google Brasil, as surpresas estão garantidas e em vários níveis.

No comments:

Post a Comment