Thursday, March 10, 2011

Escolhendo o Meio de Pagamento Certo Para Sua Startup Web

dollar sign Escolhendo o Meio de Pagamento Certo Para Sua Startup Web
Depois da febre do modelo de software como serviço e do surgimento de várias startups web baseadas em assinaturas fixas ou cobranças mensais variáveis (o famoso pay as you go) lá fora, vários empreendedores brazucas tem enfrentado grandes desafios para efetuar cobranças por aqui.  Semanalmente, algum empreendedor entra em contato conosco pedindo dicas de qual solução utilizar ou quais critérios utilizar para escolher sua solução.

Diferente do mercado americano, que conta com diversas opções de serviços para gerenciar assinaturas e cobranças recorrentes, o mercado brasileiro é mais carente. Não possuímos ferramentas como o Chargifyou o Zuora e estas empresas não efetuam cobranças em Reais ($BRL). Serviços como o Paypal, que também possuem poderosas API’s, ainda não estão em pleno funcionamento por aqui.
Outra particularidade do mercado local é que grande parte dos clientes brasileiros não fazem os pagamentos com cartões de crédito e sim com boletos bancários, o que gera mais complexidade, pois as transações não ocorrem instantaneamente.
Por isso, tentamos gerar um guia simples que ajude quem precisa fazer uma integração rápida e começar a cobrar para monetizar sua startup. O intuito não é ser um guia completo, mas sim um trabalho constante e evolutivo.
Caso você queira complementar, pedir alguma informação, escrever um post sobre o assunto, ou fazer um trackback, basta postar nos comentários, ou falar conosco no Twitter.

Gateway ou Intermediador?

A primeira escolha que você deve fazer para poder começar a cobrar é decidir se você vai optar por usar um gateway de pagamentos ou um intermediador. Cada um tem suas particularidades, e casos de uso recomendados. Então, vamos falar um pouco sobre cada um:
Gateway de Pagamentos: Para usar um gateway, é necessário que a empresa já tenha uma pessoa jurídica criada e tenha contratos com as instituições dos pagamentos que ela deseja aceitar (contrato com a Redecard ou Cielo, bancos pelos quais se deseja emitir boletos, etc.), porém alguns gateways conseguem facilitar a vida do cliente obtendo e gerenciando esses contratos. Os gateways geralmente são recomendados para soluções mais “profissionais” dado a flexibilidade que oferecem e o volume de transações que exigem para atingir os custos de setup fee e outros.
Geralmente, cobram um custo fixo por transação, o que os torna mais viáveis e baratos para soluções de larga escala. Quase sempre possuem um volume mínimo de transações mensais, o que pode tornar essa uma escolha mais cara para quem está começando. Um grande diferencial é a experiência de uso realizada totalmente dentro do site da empresa, com um look and feel 100% customizável.
Prós:
  • Look n’ feel customizável;
  • Mais barato para quem transaciona grandes volumes.
Contras:
  • Custos de Setup;
  • Burocracia e dependência de contratos com instituições;
  • Necessidade de contratação de empresa de gestão de risco (ClearSale, por exemplo), ou gestão de risco própria.
Intermediadores de Pagamentos: Estes meios já possuem contratos com as instituições financeiras e retiram a burocracia inicial do processo. Geralmente tem um custo fixo por transação, mais um adicional variável que vai de 4 a 7%. Saem mais caros para uso em escala, mas podem ser a solução mais rápida para começar a cobrar. As soluções do mercado brasileiro, salvo raras exceções, possuem API’s com poucas funcionalidades (ou não possuem API’s) e dão pouca ou nula possibilidade de customização. O checkout quase sempre é efetuado numa página do provedor, sob a qual você não tem muitas opções de customização.
Prós:
  • Zero burocracia inicial;
  • Custo baixo de integração;
  • Recebimento em apenas uma conta bancária;
  • Gestão de risco de transações feita pelo provedor, sem custo adicional.
Contras:
  • Taxas mais altas;
  • Pouca ou nenhuma flexibilidade de customização das páginas de checkout;
  • Ausências de API’s.

Qual Gateway Escolher?

Se você optou por utilizar um Gateway, saiba que os principais gateways que atuam no mercado brasileiro são:
Dentre os critérios para seleção do melhor gateway para sua empresa, vale prestar atenção aos seguintes:
  • Custo por transação;
  • Custo mínimo mensal (o valor que você paga se não atingir o mínimo de transações);
  • Facilidade de integração;
  • Suporte a cobranças recorrentes;
  • SLA;
  • Se oferece gestão de riscos integrada;
  • Custo de Setup ( Geralmente variam de R$0,00 até R$ 5000,00);
Conversamos com vários empreendedores, mas poucos tem experiência em trabalhar com estas plataformas. Em breve pretendemos fazer um comparativo entre os principais gateways por aqui.
Caso você tenha tido alguma experiência utilizando algum deles, gostaríamos muito de ouvir seu feedback nos comentários.

Escolhi um Intermedior, e Agora?

Ouvimos vários empreendedores e desenvolvedores e pedimos referências sobre as principais integradoras. Por terem um setup mais rápido, sem custos, e não depender de contratos com as instituições financeiras, conseguimos coletar mais feedback. Veja abaixo nossas principais constatações:
  • PagSeguro, do UOL: É o mais conhecido pelos consumidores, e tem a marca de um gigante da internet brasileira. Conversando com alguns empreendedores, ouvimos críticas sobre a disponibilidade do serviço e também por sérios problemas com gestão de riscos e transações que nunca são aprovadas.
  • Moip, parceira do IG e investida pela IDEIASNET: A startup possui um set interessante de API’s e oferece muitos exemplos de integração e bibliotecas, parecendo ser a solução mais amigável para desenvolvedores. O destaque fica para a solução que permite utilização whitelabel, pela qual o usuário não precisa passar pelo checkout no site externo.
  • Pagamento Digital, do Buscapé: Tem o maior gigante do ecommerce brasileiro por trás e está ganhando mercado rapidamente. Infelizmente ainda não é muito amigável para os desenvolvedores, mas parece oferecer grande apoio a lojistas, oferecendo inclusive publicidade grátis no Buscapé para seus clientes.
  • PayPal, o maior meio de pagamentos do mundo: A empresa já atua no brasil, e oferece tarifas bastante competitivas e API’s super poderosas. Infelizmente nem todas estão disponíveis por aqui, mas os recursos do PayPal são bastante interessantes. É disparado a solução mais completa. A única restrição ao Paypal é a ausência de cobranças por boleto, que em muitos casos são imprescindíveis para o mercado local.
  • Mercado Pagodo Mercado Livre: Não conseguimos conversar com nenhum desenvolvedor ou empreendedor que tivesse utilizado a solução do Mercado Pago, mas sabemos que o novo player é um recente spin-off do meio de pagamentos já consolidado dentro do Mercado Livre para o mercado externo aos leilões. Se você já tiver feito alguma integração deste tipo, não deixe de compartilhar conosco nos comentários.
Antes de escolher qualquer destes, leve em consideração os seguintes aspectos:
  • Taxas;
  • Facilidade de integração;
  • Capacidade de fazer integrações “whitelabel”;
  • Disponibilidade de API’s e bibliotecas prontas;
  • Conhecimento da marca pelo público;
  • Tempo para análise e aprovação das transações;
  • Tempo de pagamento ao vendedor.
E você, já fez alguma integração similar na sua Startup? Pode compartilhar algumas dicas, truques e segredos? Quais destes serviços são boas opções? Quais deles são uma furada? Queremos muito ouvir sua opinião.

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